top of page

TURISMO

As Velas de Mucuripe

O passeio de barco pela costa da Beira-mar é uma opção de lazer natural e histórico que movimenta a economia na região

IARA FONTES

6º Semestre

foto 1.jpg

A paisagem da orla vista de dentro do barco (Foto: Iara Fontes)

A música “Mucuripe”, parceria dos cearenses Belchior e Fagner, embala o veleiro Philosophy que sai do porto da praia de nome homônimo à canção. É nesta tranquila enseada, localizada em pleno centro urbano, que pode ser desfrutado um dos passeios pela orla que apresenta aos turistas um ângulo diferente da avenida beira-mar, em Fortaleza.


Há aproximadamente 11 anos, todos os dias, os veleiros Philosophy, Minha Deusa e Pérola Negra, conduzem entre 60 a 70 passageiros, cada um deles, pelas águas de uma das praias mais famosas da capital cearense. Durante a viagem é possível conhecer algumas curiosidades sobre os vestígios de embarcações naufragadas, além de observar o contraste entre a natureza e os edifícios da beira-mar, em pleno pôr-do-sol.


 

 

 

 

 

Luís Nobile, 70, veio de São Caetano do Sul, em São Paulo, para Fortaleza com a esposa, para comemorar os 41 anos de casamento. “Aproveitei a ocasião para fazer o passeio em clima romântico e desfrutar a bela cidade de Fortaleza ao lado de quem deixa tudo mais bonito ainda”, conta. Para ele, o momento foi agradável e rendeu belas fotografias feitas pelo celular no percurso.


Segundo Ivone Vergara, proprietária do veleiro Philosophy e uma das dirigentes da Associação dos Veleiros de Fortaleza, mesmo no período considerado de baixa estação, sempre tem, pelo menos, uma dessas embarcações levando pessoas de outros estados brasileiros, e estrangeiros, para um passeio pela costa que é conhecida tradicionalmente pela musicalidade e boemia. “São duas horas de viagem, saindo às 16h do Porto de Mucuripe, com parada de 15 minutos para o banho em frente ao Hotel Marina Park”, explica.


Os turistas podem ter acesso ao ingresso da viagem, que custa R$ 50,00, por meio da Associação dos Veleiros, que é composta pelos donos das embarcações. Eles dividem os custos e ganhos dos passeios diários. O ingresso também pode ser adquirido através de sites de compras coletivas, com descontos e promoções. Vendedores autorizados abordam os turistas em hotéis e na própria beira-mar, oferecendo o passeio em meio aos pacotes de turismo.


Para D. Ivone, os passeios não atraem apenas os turistas. Existe sempre público para quem oferece o serviço, que costuma ser rentável em todos os períodos do ano. “O negócio é bastante diversificado, pois as viagens podem ser reservadas para grandes grupos, que fecham pacotes para ocasiões como aniversários, réveillon, 15 anos, formaturas, despedidas de solteiro e casamentos”, analisa.

foto 2.jpg

Turistas na embarcação durante passeio que dura cerca de duas horas

foto 3.jpg

Detalhe da embarcação ao entardecer 

foto 4.jpg

Depois de sofrer um incêndio na casa de máquinas em 1983, no Texas, o navio petroleiro Mara Hope foi rebocado pelo Sucess II para Kaohsiung, em Taiwan. Mas, durante a viagem, o rebocador teve problemas mecânicos, encalhando na costa de Fortaleza, no dia 6 de março de 1985, onde o Mar Hope encontra-se ancorado há mais de 30 anos

--

SERVIÇO

Associação dos Veleiros de Fortaleza 
Av. Beira-mar, 4293, Fortaleza 
Horário de Funcionamento: 8h às 18h
Tel: (85) 3263-3566 / 99973-1331
www.veleirophilosophy.com.br

www.perolanegrafortaleza.com.br
www.cearasaveiroseventos.com.br

Mar de tradições.png
a26a15678e6f1ed3df59887fe8e939d5.png
bottom of page