top of page

REQUALIFICAÇÃO DA AVENIDA BEIRA-MAR

Projeto foi iniciado no mês de agosto e deve ficar pronto em um prazo de dois anos

A obra de adequação, que prevê uma infraestrutura moderna, deve proporcionar maior mobilidade e segurança aos frequentadores e moradores no tocante

Alexia Marinho 7° Semestre 

Lanara Pinheiro 4° Semestre

WhatsApp Image 2018-11-12 at 22.22.45.jp

A requalificação vai valorizar o cenário natural que já atrai milhares de turistas (Fotos: Willianna Barboza

As obras da nova Avenida Beira Mar preveem uma série de melhorias urbanísticas e de mobilidade ao longo da via, bem como a construção de um novo calçadão em toda a extensão da orla, compreendida no trecho entre a Praia do Meireles e a Enseada do Mucuripe.


Durante o lançamento da obra, a Prefeitura anunciou que o resultado da requalificação da Avenida Beira Mar trará um impacto positivo, aumentando a competitividade da economia local, proporcionando o fortalecimento e a geração de emprego e renda da cidade. A previsão da Prefeitura é de que haja um aumento significativo no número de turistas, fortalecendo ainda mais o setor da indústria hoteleira. Segundo os dados do aplicativo Voopter, Fortaleza ocupa o primeiro lugar do Nordeste e o terceiro do Brasil no ranking que classifica os destinos mais procurados no primeiro semestre.


De acordo com o secretario Ferruccio Feitosa, advogado, formado em Direito pela Universidade de Fortaleza (Unifor), foi secretário do Esporte do Estado do Ceará e que hoje, atua na Secretaria Regional II, a Prefeitura de Fortaleza entregou mais de 1.300 autorizações aos ambulantes que atuam da Avenida Beira-Mar, a fim de garantir o planejamento e o ordenamento territorial da área. A intenção é assegurar a permanência de todos aqueles que já trabalham no local mesmo no período das obras, que não impactarão no funcionamento do comércio ambulante. A medida, segundo ele, auxilia a gestão na formalização de novos negócios e na geração de receita para o Município.


O bom relacionamento entre os comerciantes e o governo municipal, ainda conforme Ferruccio Feitosa, tem facilitado as negociações e o andamento da obra. Após a requalificação, a ideia é que a Prefeitura promova a qualificação e profissionalização dos permissionários, por meio de cursos e capacitações voltados para o empreendedorismo, em parceria com o Sebrae.


Com um total de 66.704,38 m² de área totalmente acessível, o projeto compreende a requalificação da avenida com a construção de um novo calçadão, com três pavilhões multiusos, dotados de quiosques de alimentação e bebidas, todos padronizados. Além da urbanização dos espigões das Avenidas Desembargador Moreira e Rui Barbosa.

 

Ferruccio Feitosa diz que a região passará a contar, ainda, com nova iluminação, que terá fiação embutida, espaços para convivência com caramanchões, academias, banheiros, parque infantil, quadras de vôlei de praia, pista de skate, anfiteatro, pista de hockey, ciclovia, pista de cooper com 2,6 km de extensão, além de um posto da Casa do Turista e prédio administrativo. O projeto está orçado em aproximadamente R$ 40 milhões, com recursos provenientes do Banco de Desenvolvimento da América Latina (CAF).

Em 2016, a Beira-Mar ganhou reforço de segurança a partir da inauguração do Centro de Monitoramento da Beira-Mar, localizado no Novo Mercado dos Peixes. O sistema conta com 30 câmeras "speed dome", que possuem função giratória, com alcance de até 200 metros e que perfazem um giro de 360 graus. Os equipamentos estão distribuídos entre a orla da Praia de Iracema e a Beira-Mar, no Mucuripe, compreendendo 6Km. As imagens são acompanhadas 24 horas, em tempo real.

Mar de tradições.png
a26a15678e6f1ed3df59887fe8e939d5.png
bottom of page