top of page

PATRIMÔNIO

Estoril mantém a sua importância para a Praia de Iracema

O local, tombado em 1992, influenciou na alteração dos nomes das ruas próximas para os de tribos indígenas cearenses

NEYLIANA MAIA

5º Semestre

IMG_2231.jpg

O Estoril foi um dos melhores restaurantes da época (Fotos: Neyliana Maia)

Nomeado em 1922 de Vila Morena por seu construtor, o comerciante pernambucano José Magalhães Porto, e ícone da Boemia no final da década de 1940, o Estoril foi a primeira construção de destaque da Praia dos Peixes, atual Praia de Iracema.


Feito primeiramente de taipa, o local serviu de lar à família Porto até 1942.  Com a chegada da Segunda Guerra Mundial, a família cedeu a Vila Morena para as tropas americanas, que desembarcavam no litoral cearense. O local passou a ser um clube de veraneio, um cassino em que os estrangeiros se divertiam com bebidas, shows e estavam sempre acompanhados das moças locais, conhecidas na época por Coca-Colas.
 
Ao fim da Segunda Guerra, a Vila Morena foi alugada por dois portugueses que fizeram dela um restaurante de culinária portuguesa. O local passou a ser chamado de Estoril, em homenagem à cidade natal de seus donos. “O Estoril foi um dos melhores restaurantes da época”, afirma Francisco Antonio Teixeira Laprovitera, 61, que trabalha no local há 35 anos.


O advogado, João Batista Rios, 70,que frequentou o Estoril na época em que era restaurante, afirma que o local era bastante agradável para se estar com os amigos. Pela manhã, não haviam muitas pessoas. Mas à noite, o fluxo era muito grande. “O bom do Estoril era a sua posição geográfica na Praia de Iracema, com aquele clima gostoso do final da tarde”, afirma.
 
Em 1950, o local passou a ser conhecido como ícone da boemia de Fortaleza, ponto de encontro de intelectuais, artistas cearenses e universitários, para a discussão de temas diversos. Em 1960, durante a Ditadura Militar, o prédio foi usado como palco de discussões políticas.


O Estoril aos poucos se deteriorou, até que o prédio ruiu em 1992. A Prefeitura, então, comprou o imóvel da família Porto em um valor simbólico de R$ 250 mil, e prédio foi tombado como Patrimônio Cultural em 1993.


Em 1994, o prédio foi reconstituído com alvenaria e concreto armado, sofrendo algumas modificações. Em 2008, passou por nova reforma em decorrência do projeto “Nova Praia de Iracema”, e desde então o Estoril atrai turistas para a Praia com projetos sociais, divulgando o caráter nordestino para os estrangeiros e, inclusive, para os próprios cearenses.

IMG_2237.JPG
IMG_2231.jpg

Hoje, o prédio tombado pela prefeitura, é sede da Setfor

--
ESTORIL

Endereço: Rua dos Tabajaras, 397 - Praia de Iracema
Telefone: (85) 3105 -1965 (Recepção)
(85) 3235 - 4063
Horário de funcionamento: 08:00 - 17:00

ESTORIL.png

A arquitetura do prédio chama a atenção de turistas e moradores

a26a15678e6f1ed3df59887fe8e939d5.png
bottom of page