top of page

TURISMO LOCAL

Ceará, a beleza natural aquece a economia

Para fugir do desemprego, profissionais vendem passeios turísticos na orla e incrementam a economia local. Jericoacoara é a quarta cidade mais visitada do Brasil, em 2018, segundo o Traveller’s Choise do TripAdvisor

AMANDA OLIVEIRA

5º Semestre

image1.jpeg

Bruno aborda seus clientes na Beira Mar  e oferece pacotes turísticos (Fotos: Amanda Oliveira)

O Ceará é um dos estados mais procurados pelos turistas brasileiros e estrangeiros, devido seu rico litoral, com praias e atrações. E a Beira-Mar de Fortaleza é um dos destinos mais visados. Lá estão as principais redes hoteleiras e alguns dos mais belos cartões postais da capital. Vários são os serviços oferecidos na área, como: bares, lanchonetes, restaurantes, fast-food, assessorias esportivas, academias, barracas de praia, teatro, shows de humor e feira de artesanatos, além de passeios turísticos ofertados pelas empresas e vendedores ambulantes no calçadão.

Dentre os passeios turísticos, os mais procurados são: Jericoacoara, com preço médio de R$180,00 por pessoa e o passeio de três praias, que inclui Morro Branco, Praia das Fontes e Canoa Quebrada, custando R$ 70,00 por pessoa. Duas modalidades de passeios tentam contemplar as necessidades dos visitantes - com dormida ou “bate-volta”, que retorna no mesmo dia. A ideia é criar possibilidades tanto para os que querem conhecer toda a região, passando mais dias; como para os que têm pouco tempo e querem apenas registrar com fotos as belezas naturais.

Para quem pretende se hospedar nas praias visitadas, as empresas oferecem planos que incluem o translado ida e volta e a estadia, por meio de parceria entre os serviços de hotelaria e transporte. Em períodos de alta estação é ainda possível conseguir vaga em hotéis com as empresas que vendem passeio na orla.

Vanda, 38 e Kivic, 56, moram em Brasília, mas visitam Fortaleza anualmente. Quando estão na cidade sempre fazem os passeios com as empresas que vendem pacotes na Beira-Mar. Já conheceram Morro Branco, Jericoacoara e Canoa Quebrada. Kivic diz considerar necessário que a atividade das pessoas que organizam esses passeios seja regulamentada, para evitar algumas inseguranças. Ele observa que os valores deveriam ser tabelados, uma vez que alguns vendedores exploram nos preços.


Bruno Silva, 33, que atua no mercado como promotor de marketing há 9 anos, é contratado para fazer divulgação de uma rede hoteleira e vende passeios informalmente pela agência Enseada. Ele observa que monta o seu horário de acordo com o período de alta estação: “a média é de 6 horas por dia”. As empresas de transporte oferecem bonificações a quem bate as metas, a fim de incentivar seus colaboradores a venderem os passeios.

Além de vender pacotes de passeios, Victor Oliveira, 29, é representante comercial de turismo da hoteleira Time Shire. Ele trabalha há 18 anos e já morou em diversos lugares, como Fernando de Noronha, Búzios e Natal. Fez “marketing prospecte”, que é um curso de profissionalização e que aborda informações e temas relacionados a sua marca, definindo o público e conteúdo. Além deste curso, Bruno fez outros de Inglês e Espanhol.

Os profissionais do setor recebem por comissão e o ganho mensal está relacionado com a produção de cada um. Os passeios são mais procurados em julho e dezembro, quando a oferta passa a ser diária. Como é extensa a variedade de passeios vendidos na orla, os valores também variam, o que possibilita ao turista pechinchar por preços mais acessíveis.

image4.jpeg

Vanda e Kivic dizem adorar passear pela orla de Fortaleza e conhecer detalhes dos passeios 

image5.jpeg

Vendedor ambulante de passeios turísticos no calçadão tenta atrair a atenção dos visitantes

MALA PACOTE TURISTICO.png
a26a15678e6f1ed3df59887fe8e939d5.png
bottom of page