top of page

ALUGUEL DE MATERIAIS

Permissionários difundem cultura, estilo de vida e aquecem a economia na capital

Com a locação de caiaque, stand up paddle, canoa havaina, entre outros serviços, moradores e turistas desfrutam da orla de Fortaleza

FÁTIMA BELARMINO

4º SEMESTRE

FOTO 02 KAYAKERIA.JPG

Morador da região do Mucuripe, Felipe Nascimento, 26, é instrutor de stand up paddle entre outras modalidades na Kayakeria (Foto: Fátima Belarmino)

FOTO 01 KAYAKERIA.JPG

Rafael Medeiros, 33 é geografo e fundados da Kayakeria (Foto: Matheus Castro)

Entre os prédios de concreto e a natureza gentil do mar, existe uma linha tênue, ocupada por turistas e transeuntes locais. O ano inteiro, a avenida Beira Mar dispõe de inúmeras opções de entretenimento. O aluguel de equipamentos para esportes aquáticos é uma delas. Segmento que surgiu diante do desejo de reavivar a beira e, fruto do empreendedorismo local.


Por meio de uma boa conversa, entre amigos, podem surgir ótimas ideias de negócios. E foi assim que em 2006, Rafael Medeiros, 33, geógrafo junto com Galdino Malandrino, 36, administrador, fundaram a Kayakeria. Há 12 no mercado, Medeiros explica que no início o desejo era usar o esporte para revitalizar a Beira Mar. “Após a construção dos espigões houve a contenção do mar. Os surfistas deixaram de frequentar a região pois as ondas morreram”, relata.


 

 

 

 

 

 

 

 

 

 

 

 

 

 

 

 

 

 

 

 

 

 

 

 

O aluguel de caiaque, abriu as portas para o início das atividades na Kayakeria. Stand up paddle, carro chefe da casa, veio logo depois, favorecendo a introdução da canoa havaiana. “É por meio da natureza que conseguimos desenvolver nosso trabalho” ressalta Medeiros. Além de promover a ocupação da praia, existe o fortalecimento da economia com os fornecedores regionais e a empregabilidade local.


Lá atrás, mais precisamente em 2008, no tempo de surf na Praia do Futuro, munido de uma plaquinha “aluga-se prancha”, Delano Pinheiro, 31, educador físico, começava seus primeiros passos no empreendedorismo. Há quatro anos e meio junto com Cláudia Casas, 32, educadora física e gestora de esporte e lazer, fundaram a Ceará Sup Club – CSC. A empresa vem atuando no mercado com aluguel de equipamentos, dentre outros serviços voltados para qualidade de vida.


“Iniciamos com seis pranchas; eram todas infláveis. No final do dia precisava secar, lavar. Era muito cansativo” relembra Pinheiro sobre as dificuldades iniciais. Superar os obstáculos financeiros e investir no negócio era o plano número um. Atualmente a CSC possui loja física no Shopping Trapiche Open Mall e espaço praia com quiosque pronto para atender o público.


 

 

 

 

 

 

 

 

 

 

 

 

 

 

 

 

 

 

 

 

 

 

 

Já dizia na música Plano de Voo, do rapper Criolo, com participação do duo Síntese, “sonho que se sonha junto é o maior louvor”. Buscar parceiros para seguir na caminhada foi essencial para a CSC. Pinheiro destaca a importância de parcerias, e ressalta a que foi feita com o Centro Universitário Estácio do Ceará, colaborando com a disciplina de estágio supervisionado do curso de Educação Física. “Além de ampliar nossa equipe, também colaboramos com a capacitação desses jovens”.

 


ALÉM DO HORIZONTE DAS ACADEMIAS


Para a personal trainer Rute Holanda, 32, sair da rotina fixa e metódica é o diferencial no que diz respeito a introdução de hábitos saudáveis. Antenada nas tendências de mercado, nas quais o profissional tem que se reinventar constantemente, Holanda atua com inovação.

 

“Estou sempre em busca de aprimorar meu trabalho. As pessoas não precisam de profissionais inflexíveis, frios e engessados. Treino minha percepção, tento ser bastante flexível e humanitária”, explica.


 

 

 

 

 

 

 

 

 

 

 

 

 

 

 

 

 

 

 

 

 

 

 

Onde para uns é apenas lazer, para Holanda é uma forma de gerar economia e estímulo para manter hábitos saudáveis dos seus alunos por meio do esporte. De acordo com ela, a modalidade stand up paddle – SUP é dois em um. “Extremamente estética e, ao mesmo tempo, relaxante”. Ela acredita que treinos aliados ao lazer são uma forma de obter ganhos orgânicos e estéticos.


Nas águas paradas da Praia do Náutico, ambiente propício para esportes aquáticos, ela pratica SUP com seu aluno Thiago Lopes, 33, médico. Holanda acrescenta que a presença das escolas de esportes aquáticos e aluguel de equipamentos são importantes, pois propiciam acesso rápido e prático para quem quer utilizar o esporte como alternativa.

FOTO_04_CEARÁ_SUP_CLUB.JPG

Delano Pinheiro, além de empresário, atua como professor de educação física e personal  (Foto: Fátima Belarmino)

FOTO_DESTAQUE_00_CEARÁ_SUP_CLUB.JPG

Rute Holanda, 32, personal treiner junto com Thiago Lopes, 33, médico. Eles praticam stand up paddle na CSC em prol de novos hábitos e vida ativa (Foto: Fátima Belarmino)

SERVIÇO

Kayakeria
Av. Beira Mar, 3211, atrás da Praça dos Estressados
(85) 98833-4005
De 8h às 18h, todos os dias
(Nas terças e quintas abre mais cedo, ás 6 h)

Ceará Sup Club
Av. Beira Mar, 3958, Shopping Open Mall
(85) 99802-2230
De 8h às 18h, todos os dias
Site: www.cearasupclub.com.br

Rute Holanda
Contato:
(85) 99731-9998
E-mail: personaleruteholanda@gmail.com
Intagram:
@ruteholandapersonal

ALUGUEL DE MATERIAS STAND UP.png
a26a15678e6f1ed3df59887fe8e939d5.png
bottom of page