top of page

TREM DA FANTASIA

Jovens trabalhadores se fantasiam de personagens para ajudar na renda familiar

Diversão que atrai crianças e adultos, tanto do Ceará como as que vêm a passeio, é um dos incrementos da economia criativa na orla de Fortaleza e se transformou em atração turística na cidade

REGINA SOARES

6º  Semestre

foto 3 - trem da fantasia.jpg

Trem da fantasia, com o seu colorido, atrai crianças e adultos (Fotos: Regina Soares)

O Trem da Fantasia já faz parte do cenário da Beira Mar há 27 anos, alegrando crianças e adultos. Por trás de toda a diversão, há dezenas de jovens que se esforçam para dar vida aos personagens, e trabalham duro. Uns acabam indicando outros e assim eles passar a compor a equipe. São feitas reuniões para orientar e treinar, além de ser assinado termo de responsabilidade. Após o treinamento, as coreografias são ensaiadas durante cerca de três a sete dias, dependendo do nível de dificuldade. Com 40 funcionários no total, os jovens revezam nas noites para conciliar com outras atividades.


 

 

 

 

 

 

 

 

 

 

 

 

 

 

 

 

 

 

 

 

Carla Rejane, 38, gerente há 10 anos de uma empresa que opera o Trem da Fantasia, comanda toda a equipe, reuniões e treinamentos. Ela revela a forma de seleção: “É preciso gostar de crianças, ter paciência e ser carismático”. Antigamente, a maior parte do público era crianças. Hoje se divide entre infantil e adulto.


O motorista Gerson Nascimento, 39, morador da Caucaia, faz parte da equipe há dois anos. Com o salário que recebe, complementa os gastos de casa. Já pegou estradas longas com o trem, dirigindo para Eusébio, Caucaia e Itaitinga.


Camila dos Santos, 22, é o apoio da equipe há 1 ano. Ajuda nas vendas dos ingressos abordando as pessoas para conhecerem o trem. Moradora do Bom Jardim, ela estava procurando emprego quando entregou o currículo para o Trem da Fantasia e foi chamada. Com uma filha de quatro anos, sonha em cursar Letras.


Os dançarinos Jose Valdênio, 24, Lucas Alves,18, e Daniela, 30, são os que fazem a alegria da criançada. José é “Cat Noir” do desenho Miraculous. Animando as pessoas desde março de 2017, ele recebeu a indicação de uma amiga e depois entrou em contato com a gerência. Diz querer estudar psicologia e ressalta amar o que faz.

 

Desde pequeno gostando da diversão dos trenzinhos, Lucas entrou para o grupo com a ajuda do tio. Com pouco tempo, revela: “É gratificante trabalhar com crianças”. Seu personagem é o Lanterna Verde. Com o salário que recebe, ajuda nas despesas de casa e sonha em ser jogador.


Sendo dançarina e ajudando no apoio, Daniela já foi vários personagens: Mulher Aranha, Mulher Incrível e Bat girl. Há três anos fazendo parte da equipe, ela também trabalha como diarista e servente junto com o pai. Considera os amigos do trem como uma segunda família: “São todos amigos. O trem é minha outra casa”. Além de passeios na Beira Mar o trem pode ser alugado para festas e comemorações custando R$500,00 a hora, com quatro dançarinos e um apoio.

foto_5-_dançarinos_se_preprando_para_ini

Dançarinos se preparando para iniciar o passeio de trem

--

SERVIÇO

Facebook: TremDaFantasiaAvBeiraMar 

Av. Beira Mar, 3127 - 60165-121, Fortaleza

Telefone: (85) 3065 - 0991 

TREM.png
a26a15678e6f1ed3df59887fe8e939d5.png
bottom of page